Quando o assunto é ajudar ao próximo, a filantropia é uma das áreas mais importantes. Para os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, as ações desempenhadas neste campo são fundamentais para a sociedade. Isso porque, através das atividades exercidas, públicos mais fragilizados podem receber o auxílio necessário. Mas quais os motivos para se tornar um filantropo? É o que você irá descobrir com a leitura deste artigo!
Sobre a filantropia
Apesar de ser muito relevante, a filantropia pode ser desconhecida para algumas pessoas. Se este for o seu caso, saiba que este é um termo que possui diferentes significados, mas, que de forma geral, se refere a ajuda ao próximo. Nesse sentido, uma das maneiras mais comuns de realizar esta contribuição é através das instituições filantrópicas — organizações sem fins lucrativos que atuam em variadas causas.
Motivos para se tornar um filantropo
Mas quais são os motivos de participar destas instituições ou se tornar um filantropo? Saiba que são muitos! O principal deles, será o de conseguir ajudar pessoas em situações de vulnerabilidade, seja por meio de serviços ou doações. O empresário, Wemerson Paneguini entende que este é um dos principais motivadores desta ação. Além disso, outros pontos que merecem atenção são:
- Conhecer diferentes pessoas e realidades
Outro ponto importante que pode te influenciar a se tornar um filantropo é com relação a possibilidade de conhecer diferentes pessoas e realidades. Isso porque, através dos projetos e atividades realizadas, é possível conviver com diversos públicos, compreendendo suas necessidades e auxiliando nas soluções. Essa convivência, será fundamental para trazer um olhar mais empático.
- Desenvolver diversas habilidades
O desenvolvimento de habilidades também merece atenção quando se trata da filantropia. Pode não parecer, mas os trabalhos e ações realizadas, serão de grande ajuda para fortalecer competências como o trabalho em equipe e a liderança. Além disso, como citado anteriormente, essa é uma ótima forma de reforçar a empatia. Para a filantropa Ana Lúcia Lopes Paneguini, essas são capacidades essenciais.
- Participar de causas importantes
Poder participar de causas importantes é outro motivo para se tornar um filantropo. Através dos projetos e ações desempenhadas, é possível contribuir para diferentes causas, transformando diversas realidades. Essa experiência, com certeza trará um sentimento de realização e propósito. Por isso, não deixe de considerar este ponto.
- Poder contribuir de diversas formas
Por fim, outro motivo interessante é o de poder contribuir de diferentes formas. Muitas pessoas se enganam ao pensar que somente as doações em dinheiro são necessárias. Isso porque, além desta ação, é possível ajudar oferecendo o seu tempo ou habilidade e conhecimento. Para o casal de filantropos, Wemerson Paneguini, Ana Lúcia Lopes Paneguini, através de diferentes contribuições, é possível auxiliar várias pessoas.