Você sabia que a vitamina B12 é um nutriente contido em alimentos de origem animal? Por isso, como explica o amante de culinária Flavio Giusti, é importante que os adeptos à filosofia alimentar do veganismo, busquem alimentos que contenham esse nutriente, presente nos peixes, carne vermelha e em derivados de leite e ovos. Sabendo que a deficiência de vitamina B12 está relacionada com a anemia e lesões do sistema nervoso, leia o artigo até o final e confira os alimentos que devem ser consumidos para evitar essa deficiência.
Caso você não saiba, a vitamina B12 pode ser encontrada em diferentes formas e opções e, claramente, está incluída em alimentos de origem vegetal. Sendo vegano há 10 anos, Flavio Giusti assegura que seguir essa dieta e manter o organismo saudável é completamente possível, bastando incluir alimentos enriquecidos no nutriente e repor com suplementos de B12, se necessário. Confira os alimentos veganos que possuem essa vitamina em sua composição:
Extratos de levedura
Trata-se de um aditivo, que pode ser muito bem contemplado na culinária vegana como ingrediente aromático, sendo de origem natural derivado da levedura fresca. Além disso, Flavio Giusti menciona que o extrato de levedura é um produto residual do fabrico de cerveja, e por serem nutricionais podem ser adicionadas a outros alimentos, tais como: molhos, massas e saladas.
Cereal fortificado
Os denominados cereais matinais, geralmente consumidos no café da manhã, no leite, no iogurte ou até mesmo puros, podem vir a ser fortificados. E qual seria esse diferencial? Para Flavio Giusti, o cereal fortificado recebe uma quantia maior de vitaminas e cereais, contribuindo assim para o melhor funcionamento neurológico, além do crescimento dos ossos e manutenção do sistema imunológico.
Leite, iogurte ou queijo de soja
Esses alimentos derivados do grão de soja, além de auxiliarem no aumento da vitamina B12, também auxiliam no combate à gordura corporal e na regulação do colesterol no corpo. Dessa forma, a soja e seus derivados entram como uma ótima alternativa aos veganos, assim, como expõe o ex-MasterChef, esse alimento também proporciona vitamina E e impede o envelhecimento precoce.
Entretanto, caso não sejam alimentos do seu gosto, é possível repor a vitamina B12 mediante uso de gotas, comprimidos ou cápsulas. Sendo assim, é importante entender suas reais necessidades e as melhores formas de absorção no seu organismo, por isso, não deixe de seguir orientações médicas. Como pensa o escritor de culinária, Flavio Giusti, é fundamental que durante a transição alimentar, a suplementação seja uma opção para uma dieta balanceada.
Pensando nisso, agora que entendeu a importância de pensar nas vitaminas presentes nesses alimentos, que tal conhecer receitas práticas e deliciosas com o amante de culinária Flavio Giusti? Para conhecer o trabalho do empresário, que possui mais de 7 mil alunos em seus cursos de culinária, atendendo em âmbito global, não deixe de segui-lo no instagram (@vegetarirango) e de se inscrever em seu canal no youtube (Flavio Giusti).