Você tem ideia do que seja um teste de aptidão? No caso do treinamento militar, como considera o instrutor de tiro Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, o denominado Teste de Aptidão de Tiro (TAT), está incluso nas três etapas necessárias para que o militar consiga se habilitar ao tiro. Nesse contexto, o instrutor, que também é treinador oficial de Renan Bolsonaro, menciona que há dois tipos de testes de aptidão: o físico e o de tiro. Sendo assim, se deseja entender melhor esses dois conceitos, leia o artigo até o final!
Vamos entender primeiro qual seria o objetivo dos testes de aptidão, no geral. Caso você não saiba, um teste de aptidão tem como finalidade avaliar as condições de saúde de uma pessoa, para que assim ela dê início a uma nova atividade. Quando falamos de testes de aptidão voltados para o setor militar, estão nos referindo a dois principais tipos, sendo eles: TAF (Teste de Aptidão Física) e o TAT (Teste de Aptidão de Tiro). Confira abaixo um pouco mais sobre cada um deles:
TAF (Teste de Aptidão Física)
Como explica o instrutor Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, que possui um clube de tiro localizado em Brasília, o teste intitulado TAF ocorre anualmente e possui como objetivo verificar a condição física da tropa. Todavia, é importante mencionarmos que para que no período de um ano o militar esteja apto a passar no teste, é preciso que esteja bem acondicionado, logo o treinamento para este fim é feito diariamente.
TAT (Teste de Aptidão de Tiro)
No caso desse teste, também ocorre de forma anual, todavia é realizado para avaliar a habilidade de tiro da tropa. O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros cita que assim como o TAF, para que os militares obtenham bons resultados nos testes anuais, é fundamental que sigam com treinamentos diários — divididos em parte teórica e prática. Esse tipo de treinamento engloba o conhecimento das armas, seu manuseio, fundamentos de tiro e dentre outros conceitos.
Agora que você conheceu um pouco desses testes, saiba que são realizados pelas Forças Armadas, ocorrendo na própria organização militar. Entenda ainda que, como assimila o instrutor de tiro Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, há uma grande preparação feita antes desses testes, incluindo as seguintes etapas: instrução preparatória para tiro, adestrado do tiro e por fim o Teste de Aptidão para o Tiro. Dessa forma, o oficial de tiro juntamente com a equipe são os responsáveis por aplicar e fiscalizar os testes, assim como organizar a preparação dos militares.