Para Nathalia Belletato, entusiasta e especialista no assunto, viajar é uma das experiências mais incríveis, especialmente quando se pode comer bem, desfrutando da gastronomia local. Neste artigo, iremos entender e conhecer um pouco mais sobre o chamado turismo gastronômico que alinha a experiência da viagem com a culinária. Por isso, se você tem interesse em viver uma experiência desse tipo, prossiga consumindo o conteúdo para saber mais.
Entendendo o que é turismo gastronômico
Segundo Nathalia Belletato, especialista e entusiasta em culinária e viagens, o turismo gastronômico é uma forma de viajar que tem como foco e objetivo principal a exploração e apreciação da culinária de diferentes regiões e culturas. Assim, os viajantes interessados nesse tipo de turismo estão em busca de experiências que envolvam a degustação de pratos locais, visitas a mercados tradicionais, restaurantes renomados, vinícolas, fazendas e outros locais para produção e consumo de alimentos.
Muitas pessoas não imaginam, mas a comida faz parte da experiência cultural de muitos locais, revelando aspectos muito interessantes sobre a região e as pessoas que ali habitam, além de ser uma forma muito significativa de construção de memória afetiva durante as viagens, envolvendo uma série de sentimentos que tornam a experiência turística ainda mais grandiosa.
Principais características do turismo gastronômico
O turismo gastronômico ou também viagem gastronômica possui algumas características essenciais, como destaca a entusiasta Nathalia Belletato. Essas características compreendem a exploração cultural por meio da comida, sendo possível conhecer os sabores de uma determinada região, compreendendo a história e valores daquele povo por meio dos ingredientes e sabor dos alimentos, além de métodos e formas de preparo.
Além disso, uma viagem gastronômica caracteriza-se também pela visita a mercados locais, onde é possível conhecer e experimentar uma diversidade de alimentos e ingredientes típicos de pratos tradicionais de determinada região. Além dos mercados, uma viagem com foco em gastronomia também envolve a degustação de pratos em restaurantes locais e a busca por chefs renomados para experiências culinárias exclusivas e inovadoras.
Assim, como evidencia Nathalia Belletato, numa viagem com fim gastronômico é possível incluir diversos planos, como visitas a vinícolas para degustação de vinhos, além de conhecer um pouco da comida de rua da região, experimentando os pratos típicos dos food trucks. Também é possível encontrar destinos turísticos que oferecem aulas de culinária para que os visitantes aprendam a preparar os pratos tradicionais da região.
Quais são os locais mais recomendados para turismo gastronômico?
De acordo com Nathalia Belletato, entusiasta no assunto, embora seja possível fazer turismo gastronômico em qualquer lugar, existem roteiros mais específicos para esse objetivo, onde os turistas podem ter uma experiência mais completa e realizada, além de encontrar maior sustentabilidade, com foco em ingredientes locais, sazonais e métodos de produção conscientes. Nesse sentido, iremos conhecer, a seguir, alguns dos principais destinos para aqueles que desejam fazer uma viagem gastronômica com experiência completa.
Existem inúmeros destinos ao redor do mundo conhecidos por oferecerem experiências gastronômicas extraordinárias, dependendo do gosto pessoal do viajante e das preferências individuais. Para muitos especialistas em viagens gastronômicas com experiências gustativas, os melhores destinos incluem países de diversas regiões do mundo, abrangendo as mais diversas culturas, conforme veremos mais adiante.
Paris, França
Conhecida como a grande capital gastronômica do mundo, Paris é o destino de muitos viajantes que desejam ter experiências gastronômicas em uma variedade de bistrôs, cafés, padarias e restaurantes finos. Isso porque a culinária francesa é mundialmente conhecida pela sofisticação e diversidade de sabores, sendo um excelente destino para aqueles que desejam ter uma grande experiência.
Bangkok, Tailândia
Bangkok, na Tailândia, conforme expõe Nathalia Belletato, é uma cidade lendária e extraordinária para aqueles que desejam obter uma experiência gastronômica recheada de uma explosão de sabores. Assim, dos pratos de curry aos noodles de rua, a culinária tailandesa é uma experiência única e fundamental no destino de quem adora alinhar boa comida com viagens incríveis.
Pará, Brasil
Quando o assunto é viagem e gastronomia, é impossível não falar do Brasil, que oferece uma diversidade de pratos e culinária rica em cultura e história. Nesse sentido, a cidade de Belém, no Pará, no norte brasileiro, é referência para aqueles que desejam experimentar uma culinária exótica e cheia de sabores exclusivos da Amazônia, experimentando pratos como tacacá, pato no tucupi e outras iguarias deliciosas da região.
Por fim, como alude Nathalia Belletato, apaixonada por viagens gastronômicas, seja no Brasil ou em qualquer outra região do mundo, o turismo gastronômico é uma forma única de conhecer as regiões e descobrir a diversidade e cultura de cada local, desfrutando das particularidades de cada culinária por meio de uma experiência única e altamente relevante para aqueles que amam viajar e comer comida boa, conhecendo um pouco da história e cultura de cada lugar.