O empresário Marco Antônio Carbonari atua há anos no mercado de vinhos, por isso, reunindo larga experiência em relação ao mercado financeiro, a convite de nossa redação, ele aborda um tema muito importante e que ainda permeia a vida de muitas pessoas: o medo de investir. Você conhece alguém que tem medo de investir e acaba guardando o dinheiro em locais nada rentáveis? Você é essa pessoa? Leia o artigo e saiba mais.
Segundo Marco Antônio Carbonari, a melhor forma de acabar com o receio de investimentos é conhecendo a fundo o tema. Por isso, a primeira dica do empresário é ler e pesquisar bastante sobre o assunto, pois, dessa maneira, você tirará suas próprias conclusões e analisará os riscos e as oportunidades em cada ativo.
Há diversos tipos de receios envoltos no mundo de investimentos, o principal deles, com certeza, é o de perder dinheiro, afinal, você trabalhou, juntou e investiu esse dinheiro, por isso, investir em ativos de renda variável nem sempre pode ser a melhor opção para uma pessoa que possua um perfil conservador de investimentos.
Além disso, Marco Antonio Carbonari aponta que há outro medo que permeia o mundo dos investimentos: o da liquidez. O empresário explica que há pessoas que investem com medo, pois têm medo de um dia precisar do dinheiro e não houver a possibilidade de sacá-lo, diante de uma situação delicada e urgente.
Para isso, Marco Antônio Carbonari fala que é por isso que devemos ter uma reserva de emergência, para situações como essa. Desse modo, o empresário indica colocar o dinheiro da reserva de emergência em ativos que sejam rentáveis, mas que também possuam alta liquidez, ou seja, é possível resgatar esse valor a qualquer momento de adversidade. Ademais, por fim, há o receio de taxação. Para isso, Marco Antonio Carbonari aconselha pesquisar a fundo em relação aos tributos nos investimentos.