Sem dúvidas, a tecnologia desempenhou uma nova dinâmica para diversas esferas econômicas. O empresário Valdir Agostinho Piran explica que a digitalização forçada, em razão das normas de restrição e isolamento social para conter o avanço do coronavírus, desempenhou novas formas de trabalhar, estudar, socializar, comprar e até se alimentar. Nesse sentido, o home office, o ensino à distância, as redes sociais e videochamadas, os e-commerces e os pedidos de delivery via app foram mudanças avultadas nos últimos meses. Dessa maneira, no campo imobiliário não seria diferente.
O setor imobiliário, assim como outros diversos setores da economia, sofreram grande impacto pela tecnologia e, pode-se dizer, é claro, que os efeitos são positivos. O empresário Valdir Agostinho Piran, Presidente do Grupo Piran e investidor imobiliário, entende que o crescimento no mercado imobiliário se deu, em grande parte, pelo avanço tecnológico. Desse modo, se deseja saber as inovações e entender os impactos no setor, continue acompanhando este artigo.
Facilidade na busca de imóveis para comprar e alugar
O empresário Valdir Agostinho Piran explica que com o auxílio das novas tecnologias, encontrar um imovel para comprar ou alugar, ou até mesmo anunciá-los por conta própria na internet facilitou a busca. Imobiliárias perceberam o boom desse segmento e também anunciaram imóveis em plataformas de marketplace, aplicativos próprios para imóveis e até nas redes sociais encontraram espaço para expor os imóveis.
Anúncios profissionais de imóveis: com direito a tour virtual
Nesse sentido, o empresário Valdir Agostinho Piran diz que vale ressaltar um quesito diferenciador: a qualidade dos anúncios. Os anunciantes publicam fotos de qualidade, adicionam descrições completas e até tour virtual os imóveis possuem, de maneira que é possível imaginar a compra e venda de imóveis sem a necessidade de visitar o local, o que já é visto atualmente.
Plataformas de alocação de imóveis por meio de assinatura digital
Ademais, o empresário Valdir Agostinho Piran cita outra inovação para o mercado imobiliário: imóveis alocados através de assinatura digital. Tudo é feito de forma online, não há necessidade de maiores trâmites e embargos e em pouco tempo, a chave (isso se a fechadura não for digital) já está nas mãos do locatário.