Para Márcio Alaor de Araújo, os IPOs costumam ser atrativos no mercado financeiro, seja para quem já faz investimentos, seja para quem quer começar a investir. Por esse motivo, o empresário explica, neste artigo, o que é isso e porquê começar a fazer investimentos em um IPO.
- Entendendo o que é um IPO
Para quem não sabe, IPO é a sigla utilizada para o termo initial public offering, que em português quer dizer “oferta pública inicial”. Dessa forma, o IPO é uma operação na qual uma empresa oferta suas ações ao público pela primeira vez. Em outras palavras, a grosso modo, seria a “inauguração” de uma empresa na bolsa de valores.
O empresário Márcio Alaor de Araújo explica que ao fazer uma IPO, uma empresa ganha uma capacidade de crescimento e expansão, uma vez que ela estará acessando os recursos financeiros do mercado de capitais.
- Por que começar a investir em um IPO?
Ao fazer uma IPO, uma empresa já passou por uma série de análises e cumpriu uma série de exigências que asseguram sua maturidade para tal. Na prática, ela já estará pronta para isso, maximizando o retorno dos seus sócios e investidores, bem como do capital.
É por essa razão, de acordo com Márcio Alaor de Araújo, que os investidores se sentem atraídos para fazerem seu investimento, afinal, a empresa estará com grandes perspectivas para o futuro. Além disso, investir em uma IPO garante um desconto nas ações, já que as mesmas são “barateadas” para serem mais atraentes.
Por fim, mas não menos importante, o empresário explica que comprar ações de uma empresa quando ela faz uma IPO é atrativo, também, pois há uma grande chance de valorização das mesmas (ações), já que se trata de uma empresa em crescimento. No entanto, o empresário alerta que não há certeza para que isso aconteça sempre, por isso o ideal é sempre fazer pesquisas a fundo sobre a empresa.