O drift é uma manobra muito conhecida para os amantes de carro, mas muitas pessoas não sabem que este também é o nome para um tipo de corrida. O empresário Marcio Alario Esteves, apaixonado por carros e tudo que os envolve, fala à nossa redação sobre esse fenômeno que vem tomando o mundo: o drift. Leia o artigo e saiba mais sobre essa febre que faz os carros percorrem de lado.
O piloto japonês Kunimitsu Takahashi é considerado o pai do drift, salienta Márcio Alario Esteves. A técnica surgiu no início dos anos 70 como uma forma de aprimorar o tempo nas curvas, contudo, a efervescência e sucesso foram tamanhos que o drift se consolidou como uma modalidade e, sobretudo, um desejo, vitória e garbo de muitos motoristas.
Nos anos 80, no Japão, as corridas de rua já contavam com a forte presença do drift, acrescido ao fato das curvas sinuosas em montanhas. O empresário Márcio Alario Esteves explica que em 1988 os campeonatos de drift no país faziam sucesso, dessa forma, na metade dos anos 90, a modalidade já era conhecida mundialmente.
Além disso, Márcio Alario Esteves explica que os drifts tornaram-se ainda mais conhecidos e proeminentes por conta da franquia de filmes Velozes e Furiosos. Filmes que sobressaem as corridas de rua e as manobras feitas pelos motoristas, desse modo, o boom nos anos 2000 foi proeminente em razão do sucesso de bilheterias destes filmes.
Hoje, há campeonatos de drifts, a níveis nacionais e internacionais, os pilotos contam com larga experiência e expertise na modalidade. Marcio Alario Esteves nos conta que o drift é um esporte que vem se popularizando e angariando mais e mais pessoas. Além disso, o empresário explica que, basicamente, um carro necessita de bons pneus, potência e tração traseira para desenvolver boas manobras.
Nos campeonatos de drift há duas fases, a primeira consiste em uma fase classificatória e a segunda é eliminatória. Após atingir critérios de seguimento de linhas, ângulos e o estilo de direção (que pode ser levado em conta o show, espetáculo e a agressividade do piloto), com essa pontuação, parte para a fase eliminatória em que disputa performance com outro motorista. Vence o que tiver melhor performance, explica Márcio Alario Esteves.