Nubank oferece conta-corrente e também conta com recursos para guardar e investir dinheiro; a seguir, entenda tudo sobre o banco digital e saiba se vale a pena para você
Nubank é conta-corrente ou poupança? Essa é uma dúvida comum entre pessoas que pensam em aderir ao banco digital. A instituição financeira oferece atrativos em comparação com alguns bancos tradicionais, a começar pela facilidade de resolver tudo pelo aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS). Clientes do roxinho podem realizar uma série de operações, como efetuar pagamentos por boletos e Pix, realizar transferências entre bancos e solicitar cartões de débito e crédito, sem ter de pagar anuidade.
A empresa ainda promete que o saldo tem rendimento automático superior ao da poupança e oferece diversas ferramentas para guardar e investir dinheiro. Diante de tudo isso, pode ser difícil entender se o Nubank é conta-corrente ou poupança, já que a conta digital tem características das duas modalidades. A seguir, tire todas as suas dúvida sobre o serviço e saiba se vale a pena abrir conta no Nubank.
Nubank é conta-corrente ou poupança?
Na verdade, o Nubank não é conta-corrente, nem poupança, mas sim uma conta de pagamentos. Segundo a classificação do Banco Central do Brasil (BC), esse tipo de serviço pode ser ofertado por instituições de pagamento ou financeiras e permite que o cliente faça pagamentos, transações com cartões e transferências via TED e Pix.
Na prática, isso significa que usuários podem usar a conta do Nubank para realizar operações de débito e ter acesso a cartões de crédito e empréstimos, como fariam em uma conta-corrente de um banco tradicional. Ao mesmo tempo, os clientes também podem aproveitar os rendimentos oferecidos pela fintech — que são superiores aos da poupança.
O que é uma conta de pagamentos?
As principais diferenças entre uma conta bancária e uma conta de pagamentos começam pelo tipo de atendimento oferecido. Contas bancárias — correntes ou poupança —, devem permitir atendimento em agências, enquanto as contas de pagamento podem funcionar de modo totalmente digital. Além disso, as contas de pagamento, como as do Nubank, não contam com proteção do Fundo Garantidor de Crédito, uma instituição que protege correntistas bancários. No entanto, o BC garante que os clientes são protegidos, pela Lei 12.865, em caso de falência da instituição financeira.
Por fim, as contas de pagamento só podem fornecer empréstimos caso sejam fornecidas por uma instituição financeira ou por uma instituição de pagamento ligada a uma instituição financeira. Apesar de ter começado, em 2013, como uma instituição de pagamento, atualmente, o Nubank já é legalmente classificado também como uma instituição financeira. Por isso, o roxinho pode conceder operações de crédito aos seus clientes.
Como funciona a conta do Nubank?
A conta do Nubank é livre de tarifas ou taxas de manutenção. Ou seja, correntistas do banco digital não precisam pagar nenhum tipo de valor mensalmente para manter sua conta ativa — algo bastante comum nas contas dos bancos tradicionais. Além disso, a instituição também oferece rendimento de forma automática, ou seja, não é necessário aplicar um determinado valor em um fundo de investimento para começar a ver o dinheiro render.
Quanto rende a conta do Nubank?
O dinheiro que permanecer na conta do Nubank por mais de 30 dias rende diariamente 100% do CDI – o que, ao ano, representa uma rentabilidade em torno de 10,40%. Vale dizer, no entanto, que correntistas da fintech podem aumentar sua rentabilidade ainda mais guardando dinheiro nas Caixinhas. A modalidade, que pode ser acessada diretamente pelo app do Nubank, permite que usuários guardem um determinado valor por um período de tempo específico, o que pode elevar os rendimentos a até 107% do CDI.
Abrir conta no Nubank vale a pena?
O Nubank tem dois grandes diferenciais em relação aos bancos tradicionais: o rendimento automático da conta e a falta de cobrança de taxas de manutenção. Portanto, se você quiser economizar nas tarifas do banco e ainda ver o seu saldo render, o Nubank pode ser uma boa alternativa.
Apesar disso, a fintech não é o único banco digital que conta com essas facilidades. Atualmente, outras instituições de pagamento, como PicPay, PagBank e Mercado Pago, por exemplo, também contam com rendimento automático em conta e podem ser boas alternativas ao roxinho. O PicPay, por exemplo, rende 102% do CDI, 2% a mais em comparação ao Nubank.