Os investimentos financeiros têm sido cada vez mais populares. Desse modo, a possibilidade de ganho pela internet tem feito com que muitas pessoas caiam em golpes. A empresária Cristina Mosolf selecionou algumas sugestões para que você não seja uma dessas vítimas.
O que é uma pirâmide financeira?
Esse termo é utilizado para caracterizar modelos de negócios que são sustentados a partir do recrutamento de novas pessoas para o grupo. Ao ingressar, é necessário investir uma quantia de dinheiro e indicar outras pessoas. Quanto mais pessoas indicar, maiores serão os rendimentos.
Quando não entram mais pessoas no grupo, ele desmorona, deixando muita gente no prejuízo. Cristina Mosolf lembra que qualquer esquema de pirâmide financeira no Brasil configura crime contra a economia popular. Em vários outros países do mundo essa prática também é ilegal.
Escassez de informações sobre a empresa e os donos
Esse é um dos primeiros sinais de que você está caindo em uma cilada. Quando são apresentados apenas as possibilidades de ganho, sem apresentar produtos a serem vendidos e informações sólidas sobre a empresa, já é motivo para desconfiar. Sempre pesquise se a empresa é real e se existe um produto.
Não acredite em lucros extraordinários
Essa é a principal e mais presente característica nos esquemas de pirâmide, comenta Cristina Mosolf. O retorno garantido, o lucro fácil e sem muito esforço são as formas principais de atrair pessoas. Ao se deparar com essas promessas fáceis e mirabolantes, fuja. Existem muitas chances de ser um esquema criminoso.
Com as informações de Cristina Mosolf você já sabe como se proteger de um possível esquema de pirâmide. Lembrando que o marketing digital existe e é possível ganhar dinheiro com ele, mas não tem nada relacionado com as pirâmides criminosas. Estude e fique por dentro do assunto.