Não é novidade que antes de abrir qualquer negócio é necessário passar por processos burocráticos. Para o empresário Manoel Conde Neto, proprietário da Farma Conde, com as empresas da indústria farmacêutica isso não seria diferente, especialmente por se tratar de um setor que afeta diretamente a saúde das pessoas.
Isso significa que, para vender medicamentos, é necessário que uma farmácia ou drogaria esteja sempre de acordo com a legislação que rege seu funcionamento. Por essa razão, o renomado Manoel Conde Neto acredita que entender quais são os documentos necessários antes de abrir uma drogaria é essencial para que o funcionamento da mesma seja lícito e que não passe por riscos.
Se você tem interesse nesse assunto, acompanhe a seguir!
Alvará de funcionamento
O alvará de funcionamento é o primeiro documento essencial para aqueles que querem garantir o funcionamento da drogaria. Afinal de contas, assim como entende Manoel Conde Neto, é esse documento que mostra se o negócio em questão está de acordo com a legislação. Desse modo, tê-lo não trata-se de uma opção, senão de uma obrigação de qualquer drogaria.
Alvará sanitário
Por se tratar de uma drogaria, isto é, uma empresa do setor da saúde, o alvará sanitário também deve estar nas mãos do proprietário. Isso porque, com esse documento é possível garantir a qualidade de todos os produtos comercializados, sem deixar margem para a necessidade de qualquer futura investigação ou denúncia. Importante, não é mesmo?
CRF – Conselho Regional de Farmácia
Apesar de haver diferenças entre farmácias e drogarias, o CRF, que é o Conselho Regional de Farmácia, é uma exigência para ambos os estabelecimentos, visto que para o funcionamento dos mesmos é necessário um farmacêutico. A função desse documento, de acordo com a perspectiva de Manoel Conde Neto, é fiscalizar e regulamentar tanto a profissão em questão como realizar a emissão da carteira profissional.
Inscrição Estadual e Certificado AFE
Por fim, mas não menos importante, o empresário Manoel Conde Neto acredita, ainda, que a Inscrição Estadual, assim como o certificado AFE, são outros dois documentos essenciais antes de abrir uma drogaria, visto que um é necessário para o recolhimento do ICMS, enquanto o outro comprova a aptidão da drogaria para exercer suas atividades, respectivamente.