Hot News
A vida de um advogado criminalista: rotina, desafios e mitos
Brasil tem uma das maiores adesões a bancos digitais do mundo, diz pesquisa
Governo flexibiliza regras do PIX, mas dados de centenas de instituições financeiras seguem fora do alcance da Receita Federal
Brasileiros adotam massivamente bancos digitais: 82% das transações já são online
Inovação Financeira: O Futuro dos Bancos Digitais Movidos por Inteligência Artificial
O Banco Digital Notícias
  • Home
  • Economia
  • Brasil
  • Mundo
  • notícias
  • Sobre Nós
Reading: Hidrogênio verde: como navegar pelos desafios jurídicos e aproveitar oportunidades
Share
  • bitcoinBitcoin(BTC)$103,646.23
  • ethereumEthereum(ETH)$2,422.72
  • tetherTether(USDT)$1.00
  • rippleXRP(XRP)$2.13
  • binancecoinBNB(BNB)$643.69
  • solanaSolana(SOL)$140.41
  • usd-coinUSDC(USDC)$1.00
  • dogecoinDogecoin(DOGE)$0.162787
  • staked-etherLido Staked Ether(STETH)$2,421.70
  • tronTRON(TRX)$0.274094
O Banco Digital NotíciasO Banco Digital Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Mundo
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Mundo
  • Economia
  • Brasil
Siga
O Banco Digital
O Banco Digital Notícias > Blog > notícias > Hidrogênio verde: como navegar pelos desafios jurídicos e aproveitar oportunidades
notícias

Hidrogênio verde: como navegar pelos desafios jurídicos e aproveitar oportunidades

Kendall Stars
Kendall Stars 16 de maio de 2025
Share
Leonardo Siade Manzan
Leonardo Siade Manzan analisa os entraves legais e as chances desse novo mercado.

De acordo com Leonardo Siade Manzan, com a promulgação da Lei n.º 14.948/2024, o Brasil dá um passo importante rumo à consolidação de uma política nacional para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, especialmente o chamado “hidrogênio verde”, produzido a partir de fontes renováveis, como energia solar e eólica. O marco legal estabelece diretrizes para a formulação de políticas públicas, incentiva a pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Trata-se de um avanço necessário para posicionar o país como um player relevante na transição energética global, pontua Leonardo Siade Manzan. A lei também introduz definições claras sobre o que constitui hidrogênio de baixa emissão, elemento fundamental para a regulamentação futura e a integração do Brasil em cadeias globais de valor ambientalmente sustentáveis.

Quais são os desafios jurídicos para a certificação do hidrogênio verde?

Um dos principais obstáculos à consolidação do mercado brasileiro de hidrogênio verde está na certificação, explica Leonardo Siade Manzan. O marco legal reconhece a importância da rastreabilidade e da mensuração da pegada de carbono no processo de produção, mas ainda não estabelece padrões técnicos ou critérios detalhados para a certificação nacional. 

A ausência de regras harmonizadas com os mercados internacionais, como a União Europeia ou os Estados Unidos, pode dificultar a exportação e a integração do Brasil em cadeias globais de fornecimento. Será fundamental criar uma regulamentação nacional robusta, baseada em metodologias reconhecidas internacionalmente, e fomentar a criação de organismos acreditados para a verificação da conformidade ambiental do produto.

Leonardo Siade Manzan
Sustentabilidade e regulação andam juntas, segundo Leonardo Siade Manzan.

Quais oportunidades se abrem para parcerias público-privadas e inovação?

Segundo Leonardo Siade Manzan, a legislação incentiva a cooperação entre entes públicos, setor privado e instituições de pesquisa, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócio. O Brasil tem potencial para se tornar um polo de inovação em hidrogênio verde, aproveitando seu parque energético limpo e sua biodiversidade. 

O fomento à pesquisa aplicada, à qualificação de mão de obra e à internacionalização de startups e centros de excelência será essencial para posicionar o país como protagonista nesse mercado emergente. Parcerias público-privadas poderão acelerar a construção de hubs regionais de produção e exportação, sobretudo nas regiões Nordeste e Sudeste, onde a incidência solar e os ventos são abundantes.

O que esperar dos próximos passos na regulamentação e desenvolvimento do setor?

A promulgação da Lei n.º 14.948/2024 é apenas o primeiro passo, frisa Leonardo Siade Manzan. Os próximos meses serão decisivos para a definição das normas infralegais que detalharão os mecanismos operacionais da política nacional de hidrogênio. Espera-se a criação de um comitê interministerial, a elaboração de um plano nacional de metas e a publicação de decretos e portarias que tratem da certificação, incentivos, infraestrutura e comércio exterior. 

Em suma, o sucesso do marco legal dependerá da capacidade do governo e da sociedade civil em construir um ambiente regulatório claro, eficiente e alinhado com as demandas do mercado internacional. O hidrogênio verde pode se tornar uma das maiores apostas do Brasil na transição energética – desde que os desafios jurídicos sejam enfrentados com agilidade, competência e visão estratégica.

 

Autor: Kendall Stars

TAGGED:Leonardo ManzanLeonardo SiadeLeonardo Siade ManzanO que aconteceu com Leonardo Siade ManzanQuem é Leonardo Siade Manzan
Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Alexsander Luiz de Queiroz Silva Diferença entre poupar e investir: você sabe qual é o melhor para o seu futuro?
Next Article Entenda o que é dano moral e quando cabe indenização com Carlos Alberto Arges Júnior. Dano moral: o que é e quando cabe indenização? Confira com Carlos Alberto Arges Júnior
Trending
Paulo Twiaschor
Robôs construtores: entenda como está mudando o setor
Pedro Duarte Guimarães
Capital de giro: o que é, como calcular e por que você provavelmente está ignorando
Brasil tem uma das maiores adesões a bancos digitais do mundo, diz pesquisa
O Banco Digital Notícias

Mergulhe no universo das notícias com O Banco Digital. Aqui você encontra análises aprofundadas sobre política, as últimas tendências em tecnologia, curiosidades e muito mais. Seja bem-vindo ao seu novo feed de notícias!

Por que os investidores estão priorizando metas de curto prazo e rentabilidade acima do CDI nos bancos digitais
23 de maio de 2025
Conheça com Dr. Aroldo Fernandes da Luz os desafios reais da advocacia criminal.
A vida de um advogado criminalista: rotina, desafios e mitos
17 de junho de 2025
Governo flexibiliza regras do PIX, mas dados de centenas de instituições financeiras seguem fora do alcance da Receita Federal
16 de junho de 2025
Siga
© O Banco Digital - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?